quarta-feira, 15 de abril de 2020


WILDE, Oscar. A alma do homem sob o socialismo.  L&PM. Porto Alegre. 2005. 
«A desobediência é, aos olhos qualquer estudioso da história, a virtude original do homem. É através da desobediência que se faz o progresso, através da desobediência e da rebelião. Às vezes elogiam-se os pobres por serem parcimoniosos. Mas recomendar-lhes (p22) parcimônia é tão grotesco quanto insultoso» (WILDE, 2005, p.21-22).
«Um homem pode seguir a lei, e, no entanto ser desprezível. Pode violar a lei, e, no entanto ser justo. Pode ser mau, sem nunca ter feito nada de mau. Pode cometer um pecado contra a sociedade, e, no entanto alcançar por meio desse pecado a verdadeira perfeição» (WILDE, 2005, p. 35).
«Há tantas formas de perfeição quanto existem homens imperfeitos» (WILDE, 2005, p. 37).
 «A democracia, por sua vez, despertara grandes esperanças; mas descobriu-se que ela significa simplesmente o esmagamento do povo, pelo povo e para o povo. Devo dizer que essa descoberta não veio sem tempo, pois toda autoridade é degradante. Degrada aqueles que a exercem, como aqueles sobre quem é exercida. Quando usada de forma violenta, brutal e cruel, dá bom resultado, porque gera ou, de algum modo, faz aflorar o espírito de revolta e o Individualismo que lhe deve dar fim» (WILDE, 2005, p. 38).
«A Arte desaparece por completo, torna-se estereotipada, ou degenera em forma inferior e desprezível de artesanato. Uma obra de arte é o resultado singular de um temperamento singular. Sua beleza provém de ser o autor o que é, e nada tem a ver com as outras pessoas quererem o que querem. Com efeito, no momento em que o artista descobre o que estas pessoas querem e procura atender a demanda, ele deixa de ser um artista e torna-se um artesão maçante ou divertido, um negociante honesto ou desonesto» (WILDE, 2005, p.45).
«[...] Um verdadeiro artista não dá atenção ao público» (WILDE, 2005, p. 66).
«Foi um dia fatal aquele em que o público descobriu que a pena é mais poderosa que as pedras da rua, e que seu uso pode tornar-se tão agressivo quanto o apedrejamento. Procurou imediatamente pelo jornalista, o encontrou e aperfeiçoou, e fez dele seu servo diligente e bem pago. É de lamentar por ambos. Atrás das barricadas, muito pode haver de nobre e heroico. Mas o que há por trás de um artigo de fundo senão preconceito, estupidez, hipocrisia e disparates. E esses quatro elementos, quando reunidos, adquirem uma força assustadora e constituem a nova autoridade» (WILDE, 2005, p.57).
«Passarão as condições, e a natureza humana se transformará. O que sabemos dela é apenas que se transforma. Transformação vem a ser a única qualidade que lhe podemos atribuir. Os sistemas que fracassaram são aqueles que se fiam na continuidade invariada da natureza, e não em seu crescimento e aperfeiçoamento» (WILDE. 2005. p.73).
«Ou então é costume chamar egoísta a um homem cuja maneira de viver lhe pareça a mais adequada para a expressão plena de sua individualidade; em verdade um homem cujo objetivo primordial na vida seja o aperfeiçoamento de si mesmo. Mas esta é a maneira como todos deveriam viver. Egoísmo não significa viver como se deseja, mas sim pedir aos outros que vivam como se deseja. [...] Não é egoísmo pensar por si mesmo. Um homem que não pensa por si mesmo, simplesmente não pensa»(WILDE. 2005. p.75).
OSCAR FINGAL  O’FLAHERTIE WILLS WILDE  [16/10/1854 – 30/11/1900].

Nenhum comentário:

Postar um comentário