quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Custódio G. da Silva - “A concepção de educação em Max Stirner” - Resenha




“A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO EM MAX STIRNER”


Custódio Gonçalves da Silva



        O livro “A concepção de educação em Max Stirner”, tem por tema o indivíduo e a prática da educação autoritária imposta pelas diversas instituições sociais. Seu objeto de estudo o caráter objetivo do valor da educação coercitiva presentes, principalmente, na família, escola, igreja e Estado — que vai de encontro ao anseio próprio de cada indivíduo.

        Pressupondo o Positivismo comteano arraigado no sistema de educação exógena — cuja teoria do conhecimento, não obstante alegar o uso da razão, na realidade, jaz no limbo do Idealismo asceta — esta pesquisa se constitui em uma crítica a tal sistema. O pensamento libertário de autores como Max Stirner, Bakunin, De la Boétie, Kropotkin, Proudhon, Reclus e Wilde, compõe seu referencial teórico ao tempo em que, também, estabelece diálogos com Nietzsche, Freud, Fromm, Reich, dentre outros.

        Em uma perspectiva hermenêutica, o método interdisciplinar e multirreferencial, aporta-se no Materialismo da filosofia dos Anarquismos e, essencialmente, fundamenta-se na radical visão de homem e de mundo de Max Stirner e seu anarco-individualismo.

        Em vista da educação mítica que se nos apresenta hodiernamente — em que pese o avanço ocorrido na teoria do conhecimento — este livro justifica-se na medida em que tenta explicitar a contradição irreconciliável existente entre as duas principais escolas epistemológicas do pensamento humano: o Idealismo e o Materialismo.

        Nesse debate — questionando a pedagogia e a educação autoritária de Estado enquanto práticas que visam ao adestramento, à submissão e à alienação do indivíduo tenta responder qual pode ser o papel da educação, tudo com o objetivo de identificar, na concepção de Max Stirner, qual é o princípio de sua proposta de educação, posto que o Negativismo de seu pensamento visceral vai de encontro até mesmo ao ensino que tenha por base a consciência e a razão, por considerá-lo, ainda, contrário à causa do indivíduo. Stirner… sugere, antes, a liberdade de um ensino egoísta, voltado para a vontade singular própria de cada um, no qual o Eu individual possa manifestar-se, livre e sem barreiras, a sua própria espontaneidade.

REFERÊNCIA

SILVA, Custódio Gonçalves da. A concepção de educação em Max Stirner.  Rio de Janeiro: Rizoma, 2012, 113p.

3 comentários:

  1. Custódio, caro amigo, que satisfação em saber da edição de seu livro, em especial por conhecer um pouco do percurso que desenvolveu para chegar à ele. Quero ter o prazer de "tê-lo" entre minhas leituras para este ano, onde posso encontrá-lo aqui em Salvador?

    Quanto a sugestão da renomeação de meu Blog obrigada pela dica, gostei muito! O caos realmente é uma ótima alternativa para meus anseios...

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  2. Olá, bom dia para você, Izabel. Muito grato por suas palavras sobre o meu livro. Para você adquiri-lo - por gentileza - entra em contato com nosso colega Reginaldo que reside ao lado da UNEB; o email dele é < a_reginaldo52@yahoo.com.br >.

    Muito obrigado por tudo e com relação a sua leitura... espero que algum parágrafo do livro possa fazê-la construir ou reelaborar alguma concepção e, ao contrário, também espero que um outro parágrafo lhe permita uma crítica ainda mais radical ao que temos hoje estabelecido e acabado.

    "Todo Poder ao Indivíduo"

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  3. Conheço o Reginaldo, não é o que faz parte do D.A. de Pedagogia?
    Se for, falarei pessoalmente com ele!
    Grata e abraços

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