quarta-feira, 15 de abril de 2020


ILLICH, Ivan. Sociedade sem escolas. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1977.

«Se o  melhor fruto do trabalho humano foi a educação que dele provém e a oportunidade que dá ao homem de iniciar a educação de outros, então a alienação da sociedade moderna no sentido pedagógico é ainda  pior  que  sua alienação econômica» (ILLICH, 1977, p. 53).
«Aprender significa adquirir nova habilidade ou compreensão, enquanto que a promoção depende da opinião formada de outros [...] assim ao invés de igualar as oportunidades, o sistema escolar monopolizou sua distribuição» (ILLICH, 1977, p. 36).
«Os estudantes consideram seus estudos como investimento que lhes trará as melhores vantagens financeiras, e os países consideram o estudo como fator básico de desenvolvimento» (ILLICH, 1977, p. 72)
«O sistema escolar de hoje desempenha a tríplice função, própria das poderosas igrejas no decorrer da História. É simultaneamente o repositório do mito da sociedade; a institucionalização das contradições desse mito e o lugar do rito que reproduz e envolve as disparidades entre mito e realidade» (ILLICH, 1977, p. 74).
«Há uma escola  para o desenvolvimento das nações, outra para a inteligência dos bebês; até mesmo o progresso em prol  da paz pode ser calculado pelo número de mortos. Num mundo escolarizado o caminho da felicidade está pavimentado com o índice de consumo» (ILLICH, 1977, p. 78).
«Agora os jovens são pré-alienados pelas escolas que os isolam, enquanto pretendem ser produtores e consumidores de seus próprios conhecimentos, concebidos como mercadorias que a escola coloca no mercado. A escola faz da alienação uma preparação para a vida, separando educação da realidade e trabalho de criatividade. A escola prepara para a institucionalização alienante da vida ensinando a necessidade de ser ensinado. Aprendida esta lição, as pessoas perdem o incentivo de crescer com a independência; já não encontram atrativos nos assuntos em discussão; fecham-se às surpresas da vida quando estas não são pré-determinadas por definição institucional»  (ILLICH, 1977, p. 86/87)
«Todo sistema escolar – quer esteja sediado em um país fascista, democrata ou socialista, pequeno ou grande, rico ou pobre – em qualquer lugar  do mundo o currículo da escolarização tem por objetivo  ‘iniciar o cidadão no mito de que as burocracias guiadas pelo conhecimento científico são eficientes e benévolas’» (ILLICH, 1977, p. 126).
«A escola transformou-se no processo planejado que prepara o homem para um mundo planejado – o principal instrumento de capturar o homem em sua própria armadilha. Pretende modelar cada homem a um determinado padrão para que faça sua parte no jogo mundial. Inexoravelmente cultivamos, tratamos, produzimos e escolarizamos o mundo ate´ acabar com ele» (ILLICH, 1977, p. 176).
«A escola é a agência publicitária que nos faz crer que precisamos da sociedade tal qual ela é» (ILLICH, 1977, p. 180).

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