ILLICH,
Ivan. Sociedade sem escolas. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1977.
«Se o melhor fruto do trabalho humano foi a educação que dele provém e a oportunidade
que dá ao homem de iniciar a educação de outros, então a alienação da sociedade
moderna no sentido pedagógico é ainda
pior que sua alienação econômica» (ILLICH,
1977, p. 53).
«Aprender
significa adquirir nova habilidade ou compreensão, enquanto que a promoção
depende da opinião formada de outros [...] assim ao invés de igualar as
oportunidades, o sistema escolar monopolizou sua distribuição» (ILLICH,
1977, p. 36).
«Os
estudantes consideram seus estudos como investimento que lhes trará as melhores
vantagens financeiras, e os países consideram o estudo como fator básico de
desenvolvimento» (ILLICH, 1977, p. 72)
«O sistema
escolar de hoje desempenha a tríplice função, própria das poderosas igrejas no
decorrer da História. É simultaneamente o repositório do mito da sociedade; a
institucionalização das contradições desse mito e o lugar do rito que reproduz
e envolve as disparidades entre mito e realidade» (ILLICH,
1977, p. 74).
«Há uma
escola para o desenvolvimento das
nações, outra para a inteligência dos bebês; até mesmo o progresso em prol da paz pode ser calculado pelo número de
mortos. Num mundo escolarizado o caminho da felicidade está pavimentado com o
índice de consumo» (ILLICH, 1977, p. 78).
«Agora os
jovens são pré-alienados pelas escolas que os isolam, enquanto pretendem ser produtores
e consumidores de seus próprios conhecimentos, concebidos como mercadorias que
a escola coloca no mercado. A escola faz da alienação uma preparação para a
vida, separando educação da realidade e trabalho de criatividade. A escola
prepara para a institucionalização alienante da vida ensinando a necessidade de
ser ensinado. Aprendida esta lição, as pessoas perdem o incentivo de crescer
com a independência; já não encontram atrativos nos assuntos em discussão;
fecham-se às surpresas da vida quando estas não são pré-determinadas por
definição institucional» (ILLICH, 1977, p. 86/87)
«Todo
sistema escolar – quer esteja sediado em um país fascista, democrata ou
socialista, pequeno ou grande, rico ou pobre – em qualquer lugar do mundo o currículo da escolarização tem por
objetivo ‘iniciar o cidadão no mito de
que as burocracias guiadas pelo conhecimento científico são eficientes e
benévolas’» (ILLICH, 1977, p.
126).
«A escola
transformou-se no processo planejado que prepara o homem para um mundo
planejado – o principal instrumento de capturar o homem em sua própria
armadilha. Pretende modelar cada homem a um determinado padrão para que faça
sua parte no jogo mundial. Inexoravelmente cultivamos, tratamos, produzimos e
escolarizamos o mundo ate´ acabar com ele» (ILLICH,
1977, p. 176).
«A escola
é a agência publicitária que nos faz crer que precisamos da sociedade tal qual ela
é»
(ILLICH,
1977, p. 180).
Nenhum comentário:
Postar um comentário